segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CAMPANHA JESUS É A ÁGUA DA VIDA 2009 - Vídeo resumindo através de fotos, clipes e narrativa o que foi a Campanha de 2009 comparada a de 2008!


ANO DE 2009 .............................................ANO DE 2008................................................

ORGANIZAÇÃO: MINISTÉRIO MISSIONÁRIO PALAVRA VIVA

SUPERVISÃO GERAL: PR. SANTOS
COORDENAÇÃO LOCAL: DC. RICARDO

9:00 – 11:30 – 21 PARTICIPANTES EM CAMPO E 2 NA ORAÇÃO
MCA /CAPELANIA/ 1 JOVEM / 1 CRIANÇA – DC. MARIA
PRÓ-FAMÍLIA – PR. REAL

11:30 – 14:00 - 33 PARTICIPANTES EM CAMPO E 3 NA ORAÇÃO
JOVENS / LOUVOR – SEM. ROBERTO WALLACE
DIACONOS/IRMÃOS DA BETEL e A. DEUS – DC. VITOR

14:00 – 16:30 - 18 PARTICIPANTES EM CAMPO E 3 NA ORAÇÃO
CLUBE BÍBLICO / MINISTÉRIO INFANTIL – IR. JEFERSON
CONGREGAÇÃO RINCÃO – OB. ANDRÉ

NÚMERO DE PARTICIPANTES TOTAL, INCLUINDO COORDENADOR = 80 PESSOAS

- 5.500 FOLHETOS NÃO CHORES ENTREGUES COM O NOSSO AGRADECIMENTO ESPECIAL A CRUZADA MUNDIAL DE LITERATURA (extensivo ao Pr. Messias e toda a sua equipe). QUE COM EFICÁCIA E UM BAIXO CUSTO NOS ATENDEU, ATÉ POR SER UMA GRÁFICA MISSIONÁRIA, MAIS INTERESSADA EM ABENÇOAR AS IGREJAS DO QUE PROPRIAMENTE LUCRAR. OBSERVEMOS TAMBÉM QUE O PAPEL É O QUE TEM DE MELHOR NO MERCADO, ALIADO A UMA EXCELENTE IMPRESSÃO, INCLUSIVE DAS INFORMAÇOES BÁSICAS DA IGREJA (evitando o carimbo que via de regra acaba borrando).

- 5.000 COPOS COM ÁGUA E UMA PALAVRA DE CONFORTO OU ÂNIMO AS PESSOAS. SENDO QUE TEMOS DE AGRADECER TAMBÉM AO IRMÃO GERSON ROSA QUE NEGOCIOU COM A EMPRESA ÁGUA DA SERRA A FIM DE ADQUIRIR UMA ÁGUA DE EXTREMA QUALIDADE A UM BAIXO CUSTO E SEM TAXA DE ENTREGA. AGRADECEMOS EM ESPECIAL A LETÍCIA QUE NOS ATENDEU COM MUITA BOA VONTADE E ATENÇÃO.

- MAIS DE 30 ESTUDOS BÍBLICOS ENTREGUES, MESMO SEM AGENDAMENTO PRÉVIO,
MAS QUE PROPICIARÃO AS PESSOAS ESTUDAR MAIS A BÍBLIA E POSTERIORMENTE
PROCURAREM UMA IGREJA OU MESMO UM CRISTÃO PARA EXPLICAR-LHE MELHOR!

- TESTEMUNHOS COMO O DO IRMÃO GERSON QUE TRANSCREVEMOS ABAIXO, O QUAL TRADUZ O SENTIMENTO DE MUITOS:
Fiquei muito feliz em ser um dos felizardos a fazer a distribuição do material ontem nos cemitérios.
A gente esquece o quanto é gratificante dizer : “Jesus é a fonte da água da vida” ou “ Deus tem um grande propósito pra tua vida “ ... e junto alcançar um folheto com mensagem do amor de Deus...
Há muito tempo eu não fazia isso e já tinha esquecido o “gostinho” bom de externar o amor de Deus que está em nossa vida.

Acho que precisamos é motivar a igreja cada vez mais a ser discípulo de Jesus e às vezes penso : ”É tão fácil falar nos púlpitos para um público cativo que está dentro da igreja, mas ir até onde estão os necessitados é que a gente não faz” (falo por mim isso).

- QUASE R$ 1.500,00 RECOLHIDOS EM OFERTAS ALÇADAS INDEPENDENTE DOS DÍZIMOS EM APENAS UM MÊS DE ANÚNCIO, PELO QUE AGRADECEMOS A TODOS!

- AGRADECIMENTO ESPECIAL AO DMAE QUE NOS PROPORCIONOU O DIZIMO DOS COPOS COM ÁGUA ATRAVÉS DA INSTRUMENTALIDADE DO IRMÃO PAULO ANGÉLICO.

- AGRADECIMENTO A EMPRESA FONTES DE BELÉM (na pessoa do Sr. Enio). ESTA MESMO NÃO PODENDO NOS ATENDER COM OS COPOS DÁGUA POR NÃO OS PRODUZIR, SE DISPOS A FORNECER GALÕES DE 20L A IGREJA SEM CUSTO, PARA QUE ASSIM DE ALGUMA FORMA ALIVIASSE A MESMA DE OUTRAS DESPESAS INERENTES DA CAMPANHA. ISTO FOI POSSÍVEL GRAÇAS INSTRUMENTALIDADE DA IRMÃ TEREZINHA.

- AGRADECIMENTO ESPECIAL AO IRMÃO VITOR QUE ALÉM DE DOBRAR TODOS OS FOLHETOS COLOU QUASE 2.000 ETIQUETAS COM ADESIVO EM FOLHETOS MAIS ANTIGOS QUE ESTAVAM COM A IDENTIFICAÇÃO EQUIVOCADA E SEPAROU TAMBÉM OS FOLHETOS DE 50 EM 50 UNIDADES VISANDO FACILITAR A SUA DISTRIBUIÇÃO.

- AGRADECIMENTO AO IRMÃO GLENISSON QUE FEZ A ARTE FINAL DOS ESTUDOS BÍBLICOS QUE SERÃO USADOS NESTAS E OUTRAS CAMPANHAS DE EVANGELIZAÇÃO.

- AGRADECIMENTO ESPECIAL AOS IRMÃOS DE OUTRAS DENOMINAÇÕES COMO ASSEMBLÉIA DE DEUS E BETEL, QUE COLABORARAM NUMA DEMONSTRAÇÃO CLARA DO ESPÍRITO DO TRABALHO, O QUAL É VOLTADO PARA PROPICIAR A PARTICIPAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO COMO UM CORPO, MAIS DO QUE APENAS UMA CONGREGAÇÃO OU DENOMINAÇÃO ESPECÍFICA.

- AGRADECIMENTO ESPECIAL AO PR. SANTOS QUE MESMO NÃO TENDO PODIDO PARTICIPAR DIRETAMENTE NO DIA DO EVENTO, CONTRIBUIU COM VALIOSAS IDÉIAS E ACONSELHAMENTO ESPIRITUAL DURANTE TODO O PLANEJAMENTO E NO CHAMADO A PARTICIPAÇÃO DA LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO AOS OFERTANTES.

- POR FIM NOSSO AGRADECIMENTO AO DEUS TRIÚNO QUE CAPACITOU A PARTICIPAÇÃO DE CADA UM TANTO NA CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA, NO CAMPO, QUANTO NA INTERCESSÃO E NOS LIVROU DE MUITOS MALES E PERIGOS. CITAMOS O EXEMPLO DA NOSSA CADELA CINDY QUE ESTAVA BEM DOENTINHA E FOI RESTABELECIDA PELA BONDADE DE DEUS, ATRAVÉS DA INTERCESSÃO DOS IRMÃOS. QUE ELE MESMO POSSA FAZER GERMINAR A BOA SEMENTE LANÇADA E POSSA FAZER PRODUZIR A FÉ QUE SALVA EM MUITOS CORAÇÕES, FRUTOS PARA O REINO DE DEUS EM SUA IGREJA ESPALHADA POR TODA A NOSSA JERUSALÉM, SAMARIA E ATÉ OS CONFINS DA TERRA! AMÉM.

sábado, 31 de outubro de 2009

UM DOS MAIORES MILAGRES É O CORAÇÃO DE UMA CRIANÇA NAS MÃOS DE JESUS - Testemunho de nossos missionários Batistas no Paraguay - PROJETO PEPE


O sorriso de Luz Mariana

Luz Mariana é uma menina de olhos grandes, petisinha com o cabelo amarelinho, queimado do sol, muito inteligente, irrequieta e normalmente com um grande sorriso estampado no rosto .

É sempre a primeira a terminar qualquer atividade e sempre está pronta para ajudar os companheirinhos do PEPE.

Ela é aluna do PEPE em Coronel Oviedo, uma cidade a duas horas de Asunción (capital do Pais)ela já entregou sua vida ao senhor e tem sido uma verdadeira missionária dentro de sua família.

Há duas semanas chegou ao PEPE usando um vestidinho xadrez de algodão que chegava até os tornozelos, apenas apareciam as pontas dos dedos na sandália amarrada com elástico para poder servir, pois os pés cresceram...

Ela estaba eufórica

-“Voy a comer asado...voy a comer asado!!!” (Carne asada )

A Missionária Educadora a interrompeu:

-“Do que você está falando?”

´” Ah profe! É o aniversário de mi Abuela “ (minha avó )

Era um grande acontecimento na família de Luz Mariana, o aniversário da “abuela” (avó) toda a família ,os tios,primos e filhos de “abuela” se reuniram para festejar o aniversário .

O “asado” ( Churrasco) foi na casa da “Abuela “,As mulheres preparam a sopa Paraguaya (um bolo salgado) cozinharam a mandioca e quando tudo estava pronto se aproximaram da mesa para almoçar...

Os mais afoitos já começaram a se servir. Foi quando Luz Mariana em meio ao burburinho se fez ouvir:

- OPS ! (Bateu fortemente as mãozinhas,com os dedos cheios de anel de plástico) Esperem,esperem um pouco,! Antes de comer devemos agradecer a Deus a vida de “abuela”...

Todos a olharam surpresos!

_” ...e também devemos agradecer a Deus nossa festa e comida gostosa”-continuou ela

O ruído foi diminuindo lentamente, até que se fez silencio absoluto

. Nossa pequena Luz Mariana se equilibrou sobre um banquinho rústico na ponta da mesa

E disse com autoridade:

-“Agora abaixem a cabeça e fechem os olhos, eu vou orar e vocês repetem” ordenou ela

““E ali aquela grande família inclusive” abuela “, católica ferrenha ,repetiram a oração de gratidão pela bondade de Deus através daquela menina pequenina, franzina e com os cabelos queimados de sol ,mas com um coração “novinho” e cheio do amor de Deus!!!

E quando terminou de orar disse:

-“Eu aprendi no PEPE que a gente sempre deve agradecer a Deus e vocês precisam lembrar de ser agradecidos.

Quando Luz Mariana terminou de orar todos tinham os olhos marejados de lágrimas, e “abuela” comentou:

-“Me sinto envergonhada, que minha neta tão pequena nos tenha que ensinar uma lição tão Importante!!”

Desde este dia a família tem se aproximado da Igreja.

Luz Marina é aluna da EBD e chega todos os domingos trazendo um grupo de outras crianças do bairro.

Ore por Luz Mariana , esta pequenina, com os cabelos queimados de sol mas com um grande coração purificado por Jesus.

Temos muitas outras “Luz Marianas” que são instrumentos VIVOs do senhor!

Obrigada por participar deste ministério!!!

Seus missionários no Paraguay

Pr.Carlos e Lidia klava da Silva

lidiaklava@hotmail.com

Coordenação PEPE Latino America

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

AGENDA PROVISÓRIA ATÉ O FINAL DE 2009 - Equipes de Capelania, Parcerias do Ministério Missionário Palavra Viva e Eventos Evangélicos relacionados

MESES DE OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2009:

- Marcha para Jesus em 03 de OUTUBRO de 2009 a partir de 14h - saída do Palácio Piratini no centro de POA em direção ao Gasômetro . Ver momentos da Marcha do ano de 2008:
http://www.bestvideonet.com/watch.php?id=uwvaylHXrY8&l=pt_br&dl=pt_br

- 3a. Multiplicação do Curso CEI dia 04 de OUTUBRO - Encontro na IBPV às 9h e saída para a casa do irmão Paulo Angélico que está impossibilitado de sair de casa em função de uma recente cirurgia. Previsão de término às 12h.
(foi transferido do dia 27/09 em função das condições de tempo desfavoráveis)

- 04 de OUTUBRO - DIA DE ORAÇÃO PELA PAZ EM JERUSALÉM - Pretendemos ter momento especial de oração na sede da IBPV neste dia em união com outros membros do Corpo de Cristo espalhados pelo mundo. Maiores informações: www.diadeoracao.org

- Minivigília em conjunto com a MCA na sexta-feira dia 16 de OUTUBRO a partir das 22h (logo após o Curso Bíblico com o Pr. André Luis) : Toda a congregação local e irmãos interessados no Ministério de Capelania são convidados. Quem puder se unir conosco em pelo menos parte do período, em qualquer lugar que esteja do Planeta, nos comunique via torpedo (51)84-804-399. Queremos formar neste tempo uma grande corrente de oração sem barreiras denominacionais em prol da implantação do Reino de Deus nos corações. Principais motivos de oração a serem desenvolvidos e aperfeiçoados a cada encontro: 1 - Aproximar os visitadores e intercessores, compartilhando experiências comuns com Deus. 2 - Meditar na Palavra juntos, permitindo que Deus nos firme cada vez mais na Sã Doutrina. 3 - Orar juntos pelos objetivos comuns, ministérios da Igreja Local, Reino de Deus e Autoridades. 4 - Unidade da Igreja, a nivel interno com os outros ministérios da Igreja local e externo, trabalhando sempre que possível em parceria com cristãos de outras denominações. (em especial Retiro MCA com motivos em folha anexa logo abaixo, projetos do Clube Bíblico, Festas de cores das crianças, Ministério com Casais) 5 - Aperfeiçoar a comunicação com os intercessores visando dar melhor cobertura ao trabalho como um todo, levando em conta também a Capelania Itinerante (o enfermo em qualquer local). 6 - Aperfeiçoar o relacionamento dos visitadores e colaboradores do louvor e na Capela visando comunicar a mensagem de salvação e consolo ao coração do enfermo seja com a palavra falada , literatura ou louvor cada vez mais apropriado facilitando o contato para a visita ou re-visita. 7 - Apoio a outros missionários conhecidos e seus projetos como: Trabalho com Famílias com filhos na Drogadição, Pepe no Paraguay, Gorete na Argentina, James nos EUA, Márcio e esposa agora em POA, Maria Evangelista no Pará, Gladimir e Márcia na Tailândia, Izaías em B. Pinhal e também em relação ao Projeto com Jesus Vida no Verão. Não esquecendo de nossas Congregações no Rincão (André e Charlene), Morungava e Igrejas co-irmãs: Zona Norte (Pr. Jorge Fernandes e esposa) e General Câmara. Ver momentos da última vigília conjunta:
http://www.blogger.com/video-play.mp4?contentId=611462cc3efe9fc6&type=video%2Fmp4

- 4o. Ano da Campanha de Finados no dia 02 de NOVEMBRO - Encontro na IBPV em 3 turnos 9h às 11h30, 11h30 às 14h e 14h às 16h30. Ver planejamento que detalha mais esta campanha logo abaixo e também malas diretas enviadas.

- 4a. Multiplicação do Curso CEI dia 08 de NOVEMBRO - Encontro na IBPV às 9h. Previsão de término às 12h.

- Culto do Aniversário de 67 anos da IBPV - domingo 22 de novembro 19h30min no seu templo ver endereço ao lado.

- 3a. Entrega de folhetos na Praça (Redenção ou Marinha) e/ou visita (Orfanato ou Asilo) em parceria: Capelania, Jovens e MCA - em data e horário à confirmar durante o MÊS DE NOVEMBRO >>> sugerido sábado dia 28/11 das 15h30 às 17h30.

- Vigília de Oração sábado dia 28 de Novembro de 2009 do Ministério IAPAN - Igreja do Avivamento Portas Abertas para as Nações - Maiores informações: www.iapan.blogspot.com

- 4o. Retiro Feminino de Final de Ano da MCA - 4 a 6 de DEZEMBRO DE 2009 - Na Casa de Retiro Betânia em POA. Motivos de oração logo abaixo e outras informações deverá ser consultado: http://mcaibpv.blogspot.com/

- 5a. Multiplicação do Curso CEI dia 13 de DEZEMBRO - Encontro na IBPV às 9h. Previsão de término às 12h. (última do ano e logo após avaliação para envio a UCEBRÁS)

- 3a. Visita ao Lar Emanuel por ocasião do Natal em data e horário à confirmar em DEZEMBRO. Encontro na IBPV às 15h. Previsão de término às 17h30. >>> sugerido sábado dia 12 ou 19 de DEZEMBRO, tendo feito arrecadação antecipada de mantimentos.


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

COMOVENTE TESTEMUNHO DE NOSSOS MISSIONÁRIOS BATISTAS QUE TRABALHAM NO VIZINHO PARAGUAY - Projeto de Evangelismo através de crianças: PEPE - 08/2009


Nossa oração é que graça e misericórdia de Deus esteja sobre sua vida!!

Nós continuamos o desafio de dar apoio,suporte as Igrejas onde funcionam os PEPES,cada uma delas com seus próprios desafios, este ano com um novo desafio que é a gripe H1N1.

Algumas Igrejas tem suas equipes de Missionários Educadores bem estruturadas outras nem tanto, e, é aí quando mais requer apoio, mas é gratificante, ver como Deus trabalha de maneira estupenda e diversificada em cada Igreja.

Quero Compartilhar de como Deus atua de diferentes formas e de maneira surpreendente.

Aramy tem uma historia comovente:

Era um. dia cinzento e de uma garoa fria e intermitente quando uma senhora de aparência frágil e desconfiada ,trazendo no braço uma pequena criança se aproximou do PEPE da Igreja Hermosa em Lambaré, na grande Asunção.

Pediu para falar com a missionária Educadora...

-“Aqui estou,senhora necessita falar comigo?” Disse a Missionária Educadora

-“Sim senhora, por favor aqui trago a mina filhinha, ela se chama Aramy” –disse a mulher

Nossa Missionária Educadora observou a Aramy, e notou que era uma criança algumas dificuldades.

-“Qual o problema de Aramy”? pergunta a Missionária Educadora

_”Aramy nasceu sem a formação dos ossos praticamente, eram só cartilagens tenho andado com ela todos os dias ,vivo em função dela.”...

_”Mas, dígame senhora Mamãe ,cómo podemos ajudar?” pegunta a Missionária Educadora

-Aramy, tem 5 anos é assim pequenininha ,mas, é muito inteligente,ela tem um sonho asistir a escola eu já procurei todas as escolas de da região mas ninguém a quer receber , será que vocês podem deixar ela asistir no PEPE? Eu ouvi dizer que aquí tratam as crianças e as pessoas de maneira diferente,que se preocupam com as pessoas“

O coração da Missionária Educadora se “derreteu”.

-“ Vamos fazer o seguinte: a senhora virá todos os días da próxima semana,e veremos como podemos ajudar,está bem assim?”

Os olhos daquela mãe se encheram de lágrimas,finalmente Aramy no era excluída uma vez mais.

Aramy começou a assistir as aulas e realmente se mostrou muito inteligente ,logo se transformou em uma líder dos coleguinhas do PEPE, em pouco tempo seus “compañeritos” aprenderam a amar la e também conscientizar se que Deus nos ama como somos.

Se encantava ouvindo as historias Bíblicas ,com voracidade Aramy aprendeu os versículos, as letras, números, aprendeu a orar e confiar em Deus…

Por primeira vez se sentiu parte de um grupo ,se sentiu amada por outras crianças, se sentiu importante

A família foi convidada para as reuniões da Igreja e logo tiveram um encontro com Deus…

Algum tempo depois o pai de Aramy recebeu uma proposta para um melhor trabalho em uma cidade vizinha, com varias ventagens, mas,não aceitou .

-“ Não quero sair daqui pois nos sentimos amados respeitados e foi aqui que conhecemos ao Senhor ” disse aquele Pai.

É um um privilegio ,uma benção sentir como Deus trabalha, restaura vidas dessas crianças e suas famílias !

Deus cotinua escrevendo muitas outras novas historias e nós agradecemos por sua participação,

por suas orações,por sua palavra de animo,por sua oferta!!!

Um abraço dos seus missionários no Paraguay

Pr.Carlos e Lidia Klava da Silva

Coordenação PEPE LatinoAmerica

Tel.595 21680170

E-mail: prsilva@flash.com.py (escrevam para eles)!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ESCLARECIMENTOS SOBRE A NOVA ÊNFASE DO TRABALHO DE CAPELANIA MISSIONÁRIA EM COLABORAÇÃO COM AS AUTORIDADES DA ÁREA DE SAÚDE EM NOSSO ESTADO E PAÍS!

Amados irmãos

Queria utilizar este veículo de comunicação a fim de esclarecer aos irmãos e amigos que nos ajudam e intercedem pelo nosso Ministério. Face a estarmos vivendo uma quase "epidemia de gripe do tipo A", bem como de outras doenças respiratórias do gênero; tendo em vista também a impossibilidade de no momento realizarmos visitas junto aos leitos dos hospitais por determinação da Administração dos mesmos; informamos que suspendemos temporiamente por tempo indeterminado os nossos trabalhos junto a estes Hospitais. Manteremos ainda um apoio as irmãs de denominação co-irmã que visitam o Hospital Fêmina no âmbito da Capela. Eventual visita a pacientes de outros Hospitais apenas mediante solicitação por meio de mensagem SMS (torpedo) pelo celular de plantão (51) 84-804-399 ou e-mail: capelania.ibpv@gmail.com devendo haver permissão da Instituição Hospitalar e o visitador escalado estar em perfeitas condições de saúde.

Esclarecemos também que isto não significa que iremos deixar de fazer o trabalho de Capelania, o qual extrapola o âmbito hospitalar, o que voltaremos a fazer quando Deus assim nos permitir. Passaremos a agendar trabalhos de forma itinerante em locais aonde formos aceitos com as nossas equipes, tais como: asilos, orfanatos, portas de presídios e locais carentes do Amor de Deus em geral. Seria como um braço da Igreja Local fora das quatro paredes do templo a fim de cumprir a expressa recomendação de Jesus Cristo conforme está escrito em Mateus 25:33 a 36. A estratégia será semelhante a que atualmente é utilizada nos Hospitais: ouvindo, compartilhando do Amor de Deus através de testemunhos, folhetos e pedidos de oração. Tendo a participação de irmãos com capacitação em instrumentos musicais serão bem vindos e poderemos ter momentos de louvor junto com uma reflexão na Palavra até mesmo na rua! Em se tratando de pessoas carentes poderemos ter de levar também alguns mantimentos para servir no momento, tal como sanduíche, café e também agasalhos.

Por isto contamos ainda com o apoio de todos vocês nesta nova fase de nosso trabalho agora voltada também para outros grupos de pessoas. Estas igualmente alvos do Amor de um Deus Triúno, como continuidade do Ministério que Jesus exerceu aqui na Terra e que outros irmãos também o realizam conforme a orientação e sabedoria que Deus lhes supre. No nosso caso especificamente consultem sempre a nossa agenda de eventos para saber aonde será realizado o trabalho. Oremos também por nosso povo em geral, o qual está bastante assustado também em face da muita divulgação na mídia das mortes por gripe do tipo A, como se as outras doenças quando não tratadas adequadamente não pudessem provocar a morte também.

No Amor de Deus que excede todo o entendimento

Ricardo G. Michel
Coordenador do Ministério de Capelania da Igreja Batista Palavra Viva

sexta-feira, 3 de julho de 2009

RELATO SOBRE O TRABALHO DE CAPELANIA HOSPITALAR QUE VINHA SENDO REALIZADO NO GHC E A REUNIÃO OCORRIDA EM 02.07.09 A QUAL ESTABELECE NOVAS REGRAS



Amados irmãos e amigos que participam e intercedem pelo Ministério de Capelania Missionária Palavra Viva

Ao longo dos últimos 3 anos vínhamos visitando sistematicamente os hospitais do GHC (Grupo Hospitalar Conceição) com as nossas equipes de aproximadamente 15 voluntários que se revezavam a cada domingo. Começamos com o Hospital Conceição nos 2 primeiros anos e depois o Cristo Redentor e ultimamente também o Fêmina. A totalidade dos voluntários senão com algum curso de capacitação já realizado ou à realizar, estavam aprendendo com aqueles mais experientes. Fazíamos isto durante um horário pré determinado em dia específico autorizado pela Administração do GHC e respeitando todas as regras pré-estabelecidas. Nas visitas oferecíamos a nossa oração intercessória, uma literatura de consolo e esperança, concluindo com um momento com Deus na Capela. Neste último local orávamos simbolicamente por todos os pacientes visitados e os que não pudemos visitar, bem como todo o corpo de médicos e servidores do Hospital. Cantávamos alguns cânticos de adoração e tínhamos sempre que possível uma mensagem de reflexão da Palavra de Deus. Para aqueles enfermos que além do domingo solicitavam uma nova visita, fazíamos com todo o prazer no decorrer da semana seguinte e um acompanhamento ou encaminhamento posterior, quando necessário. Como outros grupos cristãos também faziam este trabalho com o mesmo propósito acreditávamos, que com alguma exceção certamente, alcançávamos a grande maioria dos leitos dos Hospitais do GHC.

Tivemos uma reunião no último dia 2 de julho na Capela do Hospital Cristo Redentor entre os representantes de religiões cristãs e não cristãs com a Administração do GHC. Eu pessoalmente não pude participar, pois estava e ainda estou me convalescendo de uma forte gripe comum. Designamos então dois de nossos irmãos (Vitor e Santa Cleusa) os quais nos representaram de uma forma brilhante na referida reunião. Ficou então decidido que a partir daquele dia a visitação nos leitos ficaria restrita apenas aqueles pacientes que realmente solicitarem. Isto deverá ser feito pelo familiar responsável do enfermo primeiramente através do Posto de Enfermagem correspondente no andar e este por sua vez informará uma funcionária administrativa encarregada que trabalha de segunda a sexta. no horário comercial. Esta funcionária por fim liberará apenas uma pessoa autorizada a realizar a visita, isto num horário restrito diário entre às 14h e 16h.

Por este motivo o nosso trabalho de Capelania agora ficará limitado ao pátio externo e quanto muito ao pátio interno e Capela. E quando alguém realmente cumprir todos os requisitos citados anteriormente poderá então ser visitado. A pessoa que fará a visita, independente da experiência ou capacitação que já possua, terá também que fazer mais um curso específico a ser ministrado proximamente por pessoa indicada pela Administração do GHC. Podemos ver então que a intenção é clara no sentido que a visitação nos leitos seja limitada ao máximo. O que de certa forma compreendemos pela atual proliferação de vírus de novas doenças, incluindo a questão do contágio protegendo paciente e visitador e pelo exagero de alguns poucos visitadores, que não nos compete apontar quem são, os quais extrapolam o bom senso na hora da visita. A folha em anexo no alto traz um resumo destas normas que procuramos explicar melhor neste relato.

Como a Capela do Hospital Conceição atualmente está em reforma e a equipe do domingo dia 5 de julho teria algumas dificuldades devido a pelo menos dois de seus componentes estarem também enfermos, cancelamos este dia de Capelania. Se Deus nos permitir durante a semana duas irmãs farão o trabalho que já vínhamos realizando só que agora no pátio como já dissemos, pois os familiares dos enfermos também precisam de amparo espiritual. Quanto aos próximos domingos de Caplenia no mês de julho, certamente receberemos maiores orientações sobre o procedimento a ser adotado, as quais procuremos nos inteirar e repassar as nossas equipes e intercessores. Desta forma procuraremos sempre atualizar a nossa Agenda que está na próxima postagem.

Contando com a oração de todos vocês reafirmamos a nossa confiança no Capelão dos Capelães e Médico dos Médicos, a saber o Nosso Senhor Jesus Cristo, o qual certamente tendo permitido que não mais se realize o trabalho da maneira que vínhamos fazendo, nos dará outra estratégia, ainda mais poderosa e ungida neste e para outros locais carentes do Amor, Consolo e Cura Divina. Quando falamos em Cura Divina priorizamos acima de tudo a cura do coração, através da Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Único que pode trazer perdão e paz espirituais que transcendem a quaisquer circunstâncias adversas de mal físico, preparando assim a pessoa para a Eternidade. Embora não descreiamos do Poder de Deus em também curar fisicamente segundo a Sua Vontade, o que ao longo dos anos pudemos testemunhar em mais de uma oportunidade. Não é nosso propósito fazer estatísticas daqueles que puderam ser beneficiados pelas visitas realizadas e só a Eternidade um dia revelará isto. Até porque a grande maioria das pessoas que atendemos, a vemos uma ou quanto muito duas ou três vezes, porque elas são dos mais diversos recantos de nosso Estado e até fora Dele.

Por fim agradeço a paciência de todos vocês em ler este relato até o final, o qual também é um desabafo e um testemunho do dever cumprido enquanto que nos foi permitido realizar. O que acontecerá daqui para frente está nas Mãos de Deus e o que importa é queremos dar o nosso melhor para Ele. E o que já fizemos ou ainda venhamos a fazer na verdade ainda é o mínimo porque Ele merece muito mais por tudo o que já fez por nós na Cruz do Calvário.

Ricardo G. Michel - Coordenador do Ministério de Capelania Missionária Palavra Viva

terça-feira, 2 de junho de 2009

AGENDA DO MÊS DE AGOSTO DE 2009 - Equipes de Capelania e Eventos Relacionados


MÊS DE AGOSTO DE 2009:

- Equipe do dia 02 de agosto - não ocorreu o trabalho neste dia devido a saúde debilitada de um dos componentes da dupla, também em função do tempo uma vez que tendo em vista as precauções com a onda de gripe A, o trabalho teria de ser feito em grande parte no pátio e Capela e não junto aos leitos.

- Equipe do dia 09 de agosto - Trabalho suspenso temporiamente vide mensagem no inicio deste Blog.

- Equipe do dia 16 de agosto - Idem anterior, sendo que aguardem definição de novo local de Capelania.

- Equipe do dia 23 de agosto - Idem anterior

- Equipe do dia 29 de agosto - Transferido com data à agendar. Encontro na IBPV às 14h e saída para um local de visitação necessitado, provavelmente um asilo ou a casa de quem abri-la para tanto. Previsão de término às 17h.

- Minivigília e encontro do dia 30/08 das 9h às 12h (Após terá almoço da MCA - valor R$ 8,00): Toda a congregação local e irmãos interessados no Ministério de Capelania são convidados. Multiplicaremos mais uma porção de conhecimentos do Curso CEI e teremos também momentos de oração. Quem puder se unir conosco em pelo menos parte do período, em qualquer lugar que esteja do Planeta, nos comunique via torpedo (51)84-804-399. Queremos formar neste tempo uma grande corrente de oração sem barreiras denominacionais em prol da implantação do Reino de Deus nos corações. Principais motivos de oração a serem desenvolvidos e aperfeiçoados a cada encontro: 1 - Aproximar os visitadores e intercessores, compartilhando experiências comuns com Deus. 2 - Meditar na Palavra juntos, permitindo que Deus nos firme cada vez mais na Sã Doutrina. 3 - Orar juntos pelos objetivos comuns, ministérios da Igreja Local, Reino de Deus e Autoridades. 4 - Unidade da Igreja, a nivel interno com os outros ministérios da Igreja local e externo, trabalhando sempre que possível em parceria com cristãos de outras denominações. 5 - Aperfeiçoar a comunicação com os intercessores visando dar melhor cobertura ao trabalho como um todo, levando em conta também a Capelania Itinerante (o enfermo em qualquer local). 6 - Aperfeiçoar o relacionamento dos visitadores e colaboradores do louvor e na Capela visando comunicar a mensagem de salvação e consolo ao coração do enfermo seja com a palavra falada , literatura ou louvor cada vez mais apropriado facilitando o contato para a visita ou re-visita. 7 - Apoio a outros missionários conhecidos e seus projetos como: Quirino com o Meis, Pepe no Paraguay, Gorete na Argentina, James na Inglaterra, Márcio no Rio de Janeiro, Maria Evangelista no Pará, Gladimir e Márcia na Tailândia, Izaías com Jesus Vida no Verão em Balneário Pinhal, etc.

Agenda Provisória no H. Fêmina (todas as segundas a partir das 15h na Capela do 4o. a.):
- Equipe do dia 10 de agosto: Pedro da IBPV com o violão na Capela e as irmãs da AD nas visitas?
- Equipe do dia 17 de agosto: Pedro da IBPV com o violão na Capela e irmãs da AD nas visitas?
- Equipe do dia 24 de agosto: Pedro da IBPV com o violão na Capela e irmãs da AD nas visitas?
- Equipe do dia 31 de agosto: Pedro da IBPV com o violão na Capela e irmãs da AD nas visitas?

OBS: Solicita-se as irmãs que forem tocadas por este trabalho e tiverem disponibilidade de tempo para o Reino de Deus que pudessem contatar com o irmão Pedro a fim de ajudarem as irmãs da Assembléia de Deus.

JARDIM DE ORAÇÃO DA CAPELANIA MISSIONÁRIA - Hospitalar e Itinerante - ATENÇÃO AGUARDEM PARA BREVE O CANTEIRO DE ORAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS QUE CONHECEMOS

Canteiro de Oração da Capelania Itinerante* em 02.09.2009

* Familiares ou amigos de irmãos da Igreja que temos um contato mais continuado e recebemos notícias

**Em destaque atualizações recebidas na última semana para intercessão e/ou testemunho para Glória de Deus


Nome

Hospital /Local Tratam.

Origem Bairro /Cidade

Motivo oração /Testemunho

Albertina Justin Brandão, sogra do nosso irmão Paulo Angélico, um dos cooperadores do Ministério de Capelania

Santa Casa de Misericórida - POA - RS

Porto Alegre - RS

Venho agradecer aos irmãos que estiveram orando por minha sogra, que após a cirurgia já se encontra em casa e em recuperação satisfatória devido a gravidade de sua cirurgia. Peço que os irmãos continuem orando principalmente por sua real entrega ao Senhor JESUS.

Geni, mãe de nossa irmã Isalete uma das colaboradoras do Ministério de Capelania

Em casa e fazendo exames,no Hospital para provável cirurgia, informações a serem confirmadas

Alpestre - RS

O estado de saúde desta mãe é bastante delicado, abalada que foi também na semana que passou pelo falecimento de seu genro Lauro. A irmã Isalete estará viajando nesta semana para ver sua mãe. Qeu Deus esteja consolando esta família pela perda deste ente querido e que esteja também sustentando esta família no cuidado da saúde de sua mãe.

Lírio Deitos, tio de Ricardo G. Michel

Em casa

Marau - RS

Graças a Deus já saiu do Hospital e já está em casa, muito embora se encontre ainda bastante debilitado. Nossa oração é para que ele que durante a sua vida, que é tão preciosa aos nossos olhos e muito mais aos de Deus, possa estar sendo cuidada e tocada pelo Amor inefável de Deus. Que Deus esteja também fortalecendo e falando ao coração de cada familiar e amigo que o está cuidando ou visitando.

Valda, anciã da Igreja Batista Palavra Viva, fruto de nosso primeiro capelão da Ministério Missionário de Capelania Hospitalar liderada na época pelo irmão Pr. Walter. Miranda.

Em casa

Porto Alegre- RS

Saiu do hospital e voltou mais de uma de uma vez nas últimas semanas, tendo até sido desenganada pelos médicos. Embora sua idade avançada e delicado estado de saúde dos últimos dias, é uma nova convertida na fé em Cristo muito entusiasta. Para que Deus a fortaleça e permita viver mais um pouquinho para encorajar também os seus familiares a se voltarem igualmente para o Salvador.

Paulo Matias, conhecido de nossa irmã Ereci da Igreja Nazareno de Viamão, uma das intercessoras de nosso Ministério

Isolamento do H. Conceição – aguardamos confirmação

Viamão - RS

Após sofrer um grave acidente automobilístico permanece em estado grave e em observação no isolamento do Hospital. Sua esposa Jurema frequenta há 8 meses uma Igreja Evangélica e esta muito confiante na recuperação de seu marido. Oremos pelo seu fortalecimento no meio desta grande prova e haja um milagre na vida para a Honra e Glória de Deus.

Claudete da Costa Borges, irmã de nossa amiga Laureci, a qual também mora com a sua família em Viamão e tem sua casa de veraneio em frente a nossa na praia de Pinhal Zonal Sul.

Em casa (hospital) /Mostardas

Mostardas - RS

Esta jovem senhora de 40 anos de idade, teve paralisia infantil em sua infância. Muito embora hoje já tenha superado muitas consequências desta enfermidade, possui idade mental de uma adolescente, tendo-se descoberto recentemente a presença de um câncer maligno. A nossa oração é para que seja cumprida plenamente a soberana vontade de Deus, seja ou não para a cura física. Esta pessoa diante de Deus é como um Anjo moralmente falando e um modelo do Reino de Deus. Que os seus familiares possam receber todo o consolo e sabedoria de Deus e também possam adorá-Lo pela Sua Obra.

Santina, mãe de Maria, esposa de nosso pastor Roberto Santos

Este fazendo exames num Hospital em Passo Fundo – aguardamos mais informações.
interior de Tapejara - RS

Ainda carecemos de mais informações, mas o que podemos obter de um relato de sua filha Maria é que sua saúde ainda inspira cuidados e depende em grande parte de resultados de exames que estão sendo realizados. Estejamos orando portanto para que a vida desta pessoa amada de nossa família pastoral possa estar nas mãos de de Deus, independente do que possa vir a acontecer.





segunda-feira, 25 de maio de 2009

Testemunho especial de dia de trabalho de Capelania em 24.05.2009

Em mais este dia de Capelania nos encontramos praticamente juntos este que vos escreve e o irmão Paulo Angélico na parada de ônibus em frente do Hospital Cristo Redentor. Após orarmos na Capela pedindo a direção de Deus para o dia, subimos para as visitas junto aos leitos neste Hospital. Como na equipe deste dia estavamos apenas em 2 pessoas, a Capela ficou vazia após a nossa subida. Logo ao subirmos encontramos pessoas no saguão de espera de um andar em que entregamos alguns folhetos, anotamos na folha de oração e Deus nos deu graça de podermos orar com 2 acompanhantes de pacientes ali mesmo. Logo após nos dirigimos ao primeiro quarto que para nossa surpresa inicial eram dois presidiários acorrentados na cama, acompanhados por dois policiais. A santa coincidência foi que no dia anterior havíamos participado de um curso de Capelania que abordava justamente os desafios da questão da Capelania Prisional. Compreendemos isto como uma visão profética em que no momento certo, se Deus assim nos permitir e para a Sua Glória, iniciaremos o trabalho de Capelania também nos presídios. O diferencial neste dia foi que o irmão que nos acompanhava, já trazendo uma boa experiência em compartilhar o amor cristão de sua Congregação anterior,a Nazareno, pode com humildade ser instrumento de Deus para comunicar a boa nova a muitos corações necessitados. De tal forma que segundo ele o tempo quase voou e já estava na hora de ir ao outro Hospital, o Conceição. Antes porém de ir nos encontramos na Capela com as irmãs da AD (Assembléia de Deus) que iriam prosseguir com o trabalho no Hospital Cristo até às 18h. Ao adentramos no outro hospital não foi diferente e cada um de nós pode sentir de forma muito particular o mover de Deus nos capacitando a compartilhar do Seu amor, orando praticamente em todos os quartos. Encontramos pessoas de todo o tipo e necessidade, alguns irmãos na fé, uma mãe aflita com seu bebe de 13 dias que não podia ser retirado do berçário , bem como até uma pessoa cética. Para finalizar nos dirigimos a Capela do Conceição aonde depois de orarmos, compartilharmos mais uma palavra e cantar um hino, fomos abordados por 2 senhoras que nos procuraram apenas para dizer que estavam orando no mesmo Espírito que nós. Naquele momento devido a todas as cirncunstâncias enfrentadas do dia foi muito consolador da parte de Deus, comprovando desta forma mais uma vez o especial cuidado Dele com o coração de seus filhos. Sentimos omo se Ele nos dissesse, vocês estão se esforçando em cumprir o meu mandado e por isto Lhes digo: Eis-Me aqui perto a cooperar com vocês para que o seu trabalho não seja vão. Por favor não deixem de nos ajudar a orar pelos motivos do Jardim de Oração registrados mais abaixo neste blog, bem como pelas equipes de Capelania dos próximos dias (ver Agenda). (redigido por Ricardo G. Michel)

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mini vigília do dia 24.04.2009 e entrega de folhetos e convites por parte das crianças em 25.04.2009












Nesta vigília tivemos a participação de 10 irmãos em sua totalidade cooperadores do Ministério de Capelania. Mas ratificamos que a mesma esta aberta para todos os membros da Igreja local e até do Corpo de Cristo que quiserem participar. Inicialmente estabelecemos 7 propósitos para as vigilias, os quais serão aperfeiçoados a cada encontro e poderão ser conferidos na foto ampliada ao lado. Começamos então lendo em conjunto os Salmos de 140 a 142, compartilhando o que Deus estava falando ao coração de cada um e foi muito edificante. Destacamos acerca do cuidado pessoal de Deus por cada um de seus filhos e também a importância de estarmos abertos a repreensão de nossos irmãos a qual deve ser feita em amor. E também de dedicarmos um tempo especial para buscarmos ao Senhor tanto a nível pessoal, quanto em conjunto. No momento da intercessão pudemos agradecer pela continuidade do trabalho de Capelania que estava ameaçada antes da última vigília. Não esquecemos também de todos os pedidos da Caixa e Jardim de Oração, de todos os obreiros dos Ministérios da IBPV e do Reino de Deus que lembramos. Em especial de nosso Pastor Santos que está passando um momento delicado de saúde. Por mais alguns minutos demos mais algumas informações sobre o trabalho de Capelania em geral e finalizamos com um clamor e um cântico, Eu quero Senhor amado... por volta das 00:15min. A próxima será no dia 29.05.2009. No sábado dia 25 tivemos a distribuição de folhetos e convites por parte das crianças para o Culto ao livre dos jovens a noite, acompanhadas por este que vos escreve. Ao final do trabalho puderam também visitar e orar pelo pastor Santos que estava enfermo, momento que foi significativo para todos os presentes.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

COMUNICAÇÃO DA MENSAGEM DE PÁSCOA ATRAVÉS DE FOLHETOS






Aproveitando esta época do ano em que as pessoas estão muito sensíveis em ouvir as palavras de Cristo, aproveitamos como membros da Igreja de Cristo para entregar o folheto da Cruzada Mundial de Literatura intitulado: Fica Conosco SENHOR! Foram experiências marcantes tanto com os jovens no Parque da Redenção no dia 5/04 , quanto no dia 11 /04 no mesmo Parque com as irmãs do Ministério Feminino e por fim no dia 12/04 os Hospitais Conceição e Cristo Redentor com membros da Capelania. Principalmente neste último local em que a rejeição foi praticamente inexistente podemos o ver sorriso em cada rosto, ao receber a mensagem ainda que acossado pela enfermidade. Pudemos ter a convicção de quando fizemos com amor e sincero desejo que a pessoa conheça ao Salvador, sabemos que o nosso trabalho não é vão no Senhor. Nesta etapa foram entregues um total aproximado de 1650 folhetos. Nos restam ainda no entorno de 1.350 que pretendemos entregar até a próxima Páscoa numa campanha chamada Páscoa todos os dias, se Deus assim nos permitir. Podem conferir acima algumas fotos que marcaram as nossas vidas nestes eventos. Mais acima como de praxe aos canteiros (folhas) do Nosso Jardim de Oração para sua participação por amor. Quem coloca ali o celular, podem inclusive mandar torpedo de encorajamento.


segunda-feira, 30 de março de 2009

Mini vigília do dia 27.03.2009



A vigilia do último dia 27 de março foi muito marcante para os 9 irmãos que participaram, tendo durado no entorno de 3 benditas horas. Compartilhamos das lutas e vitórias que temos enfrentado tanto pessoalmente quanto em relação ao trabalho de capelania no Hospital. Oramos individualmente dentro do grupo e depois fizemos um clamor numa roda de oração de mãos entrelaçadas. Isto porque um dos principais motivos de oração era em favor do trabalho de Capelania no GHC que querem restringir ou fechar no próximo dia 2 de abril. Mesmo em meio a nossa limitáção humana sentimos forte a presença de Deus, sendo que saímos dali convictos que se existe grande luta é porque Deus tem uma vitória maior ainda para nos dar. Seja sacudindo a Igreja local que de certa forma se acomodou no apoio ao trabalho, seja nos abrindo o horizonte para novas portas em locais necessitados de Sua presença. Por amor, não se esqueçam de consultar as folhas de oração constantes neste blogger.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Testemunho especial de dia de trabalho de Capelania em 01.03.2009

Em mais este dia de Capelania nos encontramos praticamente juntos este que vos escreve e os irmãos Vergílio e Isalete na frente do Hospital Cristo Redentor. Após orarmos na Capela pedindo a direção de Deus para o dia subimos para as visitas junto aos leitos tanto neste Hospital como no Conceição. Como na equipe deste dia ainda não temos nenhum irmão com capacitação em instrumento musical nos acompanhando, a Capela ficou vazia após a nossa subida. também nos 2 Hospitais. No primeiro sempre ficamos um pouco apreensivos, pois como visitaremos pessoas estranhas não sabemos qual será a reação delas. Devido a estratégia que Deus nos deu de fazer uma pequena entrevista com perguntas simples e objetivas através da Folha de Oração podemos quebrar um pouco o gelo e fazer o mais importante que é apresentar o Médico dos Médicos, a saber o Senhor Jesus Cristo, como Aquele que as conhece e pode satisfaze-las plenamente. Pois muito mais do que uma cura física apenas, Ele quer trazer conforto, esperança e paz ao seu coração. E isto é muito importante, pois as pessoas em sua maioria são religiosas por natureza, mas nem sempre já se apropriaram desta maravilhosa verdade: o relacionamento pessoal com Cristo. E nós também a cada dia desfrutamos do prazer de sermos instrumentos nas mãos de Deus para trazer as boas novas do Evangelho a pessoas tão sofridas. Podemos sentir a reação nos seus rostos quando param para nos ourvir e nós a elas. Um dos diferenciais deste dia foi também que muitas pessoas ali contatadas, principalmente pela irmã Isalete, nem constaram na referida lista de oração, mas nem por isto deixaram de ser notadas pelo Senhor. O outro foi a parceria desenvolvida com os irmãos da Assembléia de Deus da General Neto coordenadas pela irmã Valcinea. Sempre ao sairmos do primeiro Hospital somos abençoados em oração por eles e podemos comunicar-lhes também os leitos já visitados a fim de darem continuidade. Poderíamos também narrar as experiências do outro Hospital, mas para não nos tornarmos cansativos encerraremos por aqui desejando uma semana abençoada a todos e nos ajudem sempre a lembrar dos enfermos em oração. (redigido por Ricardo G. Michel)